Cada vez mais temos a impressão de que crianças já nascem sabendo mexer em smartphones, e de fato, elas começam a dominar esses dispositivos mais cedo do que se imagina. Nossos cidadãos das Gerações Z e Alpha já nascem imersos em um mar de tecnologia, onde os eletrônicos se tornaram indispensáveis em nosso cotidiano e as informações estão cada vez mais ao alcance de todos. Estamos vivendo em uma “era digital”, onde é de extrema importância que os nossos jovens compreendam tais inovações e, mais que isso, contribuam com a produção dessas tecnologias.

Saber programar em um computador é considerada por especialistas a habilidade do século 21. Alguns pais não compreendem porque crianças devem aprender a programar, afinal, muitos acreditam que é um exagero esse tipo de proposta de ensino para pessoas tão novas. Entretanto, atividades que estimulem a lógica de programação em crianças e adolescentes podem trazer inúmeros benefícios! Conheça alguns motivos primordiais para se ensinar programação desde cedo:

MELHORA O RELACIONAMENTO DOS JOVENS COM A TECNOLOGIA: Por que não transformar esta afinidade natural das crianças e adolescentes com a tecnologia em profissão? Mas calma, engana-se quem pensa que aprender a programar só é útil para quem deseja seguir em alguma carreira da área de tecnologia! Grande parte das profissões terão seus processos transformados diante da 4ª revolução industrial, e dominar conceitos de programação será indispensável.

APRIMORA O RACIOCÍNIO LÓGICO: A lógica de programação é a técnica de desenvolver sequências lógicas para atingir determinados objetivos dentro de certas regras, limitando-se aos recursos disponíveis. Com isso, os programadores são desafiados a pensar na melhor maneira de resolver problemas por meio de pensamentos coerentes.

ESTIMULA A CRIATIVIDADE: Programando, os jovens têm a possibilidade de criar tudo aquilo que desejarem. É estimulando a sua criatividade que surgirão novas aplicações inovadoras e códigos incríveis, que poderão ajudar na construção de um mundo melhor.

DESPERTA O POTENCIAL EMPREENDEDOR: Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê. Quando estimulados desde cedo, estes jovens programadores desenvolvem habilidades extraordinárias para identificar problemas e encontrar diversas soluções para eles. Essa é uma das habilidades mais exigidas nos profissionais do século 21.

PROMOVE O TRABALHO EM EQUIPE: O desenvolvimento de um programa, independente da sua complexidade ou objetivo, é baseado na comunicação e na forte interação de um grupo de pessoas. Assim como em qualquer projeto, é enriquecedor compartilhar ideias para a prototipação e conhecimentos na hora da codificação.

No Brasil, a informática não faz parte do currículo escolar obrigatório, o que nos deixa atrás de países como a Finlândia, Austrália, Inglaterra, Japão e Estônia, onde crianças com 6 e 7 anos de idade já entram em contato com os fundamentos de codificação. Entretanto, a Lógica Para Todos oferece oficinas extracurriculares de robótica educacional e programação para jovens do 3º ano do ensino fundamental a 2ª série do ensino médio em Caxias do Sul-RS, possibilitando que os alunos trabalhem integralmente em grupos e desenvolvam habilidades essenciais para a formação dos nossos cidadãos do futuro!

Photo on VisualHunt.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *